quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Empaer Regional de Sinop presta assistência para mais de 1.400 famílias

PUBLICIDADE

Mais de 1.400 famílias estão sendo atendidas pelo Projeto de Assessoria Técnica, Social Ambiental à Reforma Agrária(ATES), através da Empaer(Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural). Os técnicos fazem um diagnóstico da propriedade para ver qual o interesse dos proprietários e o que é viável para cada pequeno produtor para agricultura ou pecuária. Também serão realizados capacitações sobre processos de comercialização e industrialização, crédito rural. Serão acompanhadas por assistentes sociais que trabalharão a educação alimentar, com orientações sobre a organização familiar e social. E também sobre o meio ambiente, em relação a preservação e recuperação dos recursos naturais.

O objetivo do projeto, segundo Selma Prado, coordenadora da Empaer em Sinop, é de fazer com que as comunidades possam ter auto gestão, garantir aos agricultores alternativas simples, práticas e objetivas que promova a capacidade produtiva da terra e o esforço da família rural, permitindo o acesso a alimentos básicos de qualidade e em quantidade suficiente para a manutenção da família.

Os assentamentos atendidos pela Empaer de Sinop são Cedro Rosa de Nova Ubiratã, Escondido e Vale do Arinos de Juara, Bosmaje e Julieta 2 de Novo Horizonte, El Dourado de Ipiranga do Norte e Rio Borge de Itanhangá.

Em todo o estado são 27 mil assentados sendo atendidos, em 42 municípios, com mais de R$9 milhões de recursos, durante 37 meses. Só serão atendidas pelo projeto as famílias que forem cadastradas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e que muitas famílias ainda não estão cadastradas. Também acrescentou que, se a demanda não for o bastante para preencher os recursos, poderão ser destinados a assistência em outro assentamento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE