Cerca de 216 famílias do assentamento Jaguaribe em União do Sul (172 km,) receberão um treinamento pela Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) na próxima semana. Segundo a chefe Regional da unidade em Sinop, Selma Prado, o treinamento será sobre o cultivo da pimenta-do-reino e seringueira.
Selma relata que o assentamento já possui uma plantação de seringueiras, e o treinamento levará novas metodologias de corte e coleta da borracha aos trabalhadores, além de capacitá-los para o cultivo de novas culturas.
Além do treinamento no município, a Empaer também realizará na próxima semana, o diagnóstico participativo do Projeto de Assessoria Técnica Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), em mais 10 assentamentos da região. O projeto irá beneficiar mais de 1,4 mil famílias de 18 assentamentos dos municípios de Sorriso, Nova Ubiratã, Marcelândia, Juara, Novo Horizonte, Ipiranga e Itanhangá. As famílias elencam as principais dificuldades que enfrentam, como infra-estrutura, habitação, estradas e meio ambiente.
Após esse levantamento, serão realizadas capacitações sobre processos de comercialização e industrialização, crédito rural, educação alimentar, com orientações sobre a organização familiar e social.