sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Empaer descobre nova doença que atca cultura de coqueiro no Nortão

PUBLICIDADE

O pesquisador da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Napoleão Silvino de Souza, alerta para uma nova doença que ataca a cultura do coqueiro denominada Murcha-de-Phytomonas e causa a morte da planta. Essa doença foi encontrada na região de Terra Nova do Norte (175 km ao Norte de Sinop), no ano de 2002, e os produtores resolveram erradicar as plantas queimando as que estavam contaminadas e realizando manejo nas demais.
     
Segundo o pesquisador, a planta é atacada pelo inseto percevejo que suga a seiva e transmite o protozoário Phytomonas staheli. “A enfermidade caracteriza-se pelo murchamento das folhas inferiores que adquirem coloração marrom escura e foram observadas necrose com a coloração marrom-avermelhada e podridão fétida do broto apical, causando a destruição do palmito e morte da folha fecha”, explica Silvino.
     
Para controlar a doença, Souza ensina os produtores a manter as plantas do coqueiro em ambiente limpo, fazendo a poda para a retirada das folhas mais velhas e bainhas mortas que podem abrigar o percevejo vetor. Tem o controle químico do percevejo que pode ser feito com aplicação de inseticida até o desaparecimento do vetor, as aplicações serão necessárias conforme a infestação.
     
 O diretor de pesquisa da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, ressalta que já comunicou sobre a doença para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) órgãos responsáveis pela fiscalização. O Estado de Mato Grosso possui uma área plantada de 3,7 mil hectares da cultura do coqueiro e tem uma produção de aproximadamente 28 mil toneladas de fruto por ano.
     
Marinho esclarece que o plantio do coqueiro pode ser feito em qualquer época do ano desde que o fruticultor tenha um sistema de irrigação para garantir a manutenção da planta e a qualidade dos frutos. Ele lembra que após esses cuidados é importante fazer a análise do solo para obter uma recomendação segura da correção e adubação do coqueiro. “A Empaer, através de seus pesquisadores, está em busca dos melhores controles para combater doenças e pragas do coqueiro”, finaliza.
     

Notícia anterior
Próxima notícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE