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Educação ambiental será debatida em Sorriso

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Considerando a importância da temática ambiental, a escola deve oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.

Se existem inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto deve-se em parte ao fato de as pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos naturais. Ao contrário de outras décadas, em que as pessoas não foram preparadas para delimitar e resolver de um modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente – isto porque a educação para o ambiente como abordagem didática e pedagógica é recente, – hoje permite-se aos alunos a possibilidade de tomarem consciência das situações que acarretam problemas no meio ambiente.

Estes e outros assuntos integram o projeto de Educação Ambiental Sorriso Vivo, que será tema de encontro que acontece na Escola Inácio Schewinski Filho na próxima quarta-feira. O evento, que será realizado a partir das 19h30, tem o objetivo de discutir a importância do projeto, e contemplará entre outros assuntos, o Meio Ambiente, permitindo ainda que o tema seja amplamente contemplado em sala de aula no decorrer do ano.

Segundo o presidente do CAT, Darcy Ferrarin, a intenção do Clube é promover palestras e seminários sobre esses temas em todas as escolas do município, públicas e particulares. “O conhecimento tornou-se necessário para proteger a natureza e corrigir os erros ecológicos. Queremos formar cidadãos conscientes, preocupados com os problemas ambientais e que se envolvam para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros”, disse Ferrarin.

O projeto, observou o diretor técnico do Clube Amigos da Terra, Alfeo Trecenti, pretende formar cidadãos críticos e participativos, e além disso, envolver toda a comunidade. “Queremos facilitar aos alunos uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, das sua responsabilidades e de seu papel crítico como cidadãos. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que vivem”, salientou o diretor do CAT.

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