A Defensoria Pública de Mato Grosso deve lançar o edital de concurso público, ainda neste primeiro semestre de 2022. A previsão é do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), contratado para a organização do certame, que visa o preenchimento de vagas efetivas no órgão estadual.
A previsão é de que sejam ofertadas 12 vagas para técnico administrativo, uma para controlador interno e que seja feito o cadastro de reserva para as carreiras de técnico e analista. A Defensoria hoje tem um déficit de servidores. O último concurso foi realizado em 2014. E, hoje, oito anos depois, está em 51 comarcas para atender à demanda, cada vez mais crescente, da população por seus serviços.
O foco do atendimento do órgão é auxiliar administrativa e juridicamente, a população carente, nas áreas cível, criminal e na defesa dos direitos humanos. Além do concurso que acontecerá, ainda, no segundo semestre de 2022, a Defensoria Pública já está com a comissão formada para lançar, ainda este ano, o VIº concurso público para a carreira de Defensor Público.
“Quem quer passar nesse concurso e/ou em qualquer outro tem que se preparar sempre de forma antecipada e, nesse caso, já começar a estudar desde logo. Minha dica é que procure cursinhos preparatórios que tenham conteúdo voltado para a área jurídica, mesmo não sendo advogado. Qualquer pessoa tem chance de passar em um concurso público. O segredo é estudar com disciplina e foco no edital do certame, observando as questões da banca de concursos anteriores, com isso, a sorte virá como elemento importante no fluxo natural dos que passam em concurso”, alerta o professor Bruno Barcellos.
Atualmente, Mato Grosso conta com 197 Defensores Públicos e desses, nove foram nomeados no ano passado. Em 2022, a Defensoria Pública completou 23 anos de funcionamento em Mato Grosso, após sua criação em 1998. O órgão, no entanto, só passou a funcionar em fevereiro do ano seguinte, com o trabalho de 24 Defensores Públicos.