Os municípios de Apiacás e Nova Bandeirantes, no Nortão, ainda contabilizam os prejuízos e os danos causados pelas chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A maior precipitação aconteceu no último domingo. As mais de 13 horas de chuvas fizeram o nível dos rios subir. A força da água foi tanta que arrastou pontes, bueiros, invadiu e inundou estradas. O trânsito em algumas vicinais ficou interrompido.
O prefeito Valdir Mendes Barranco (PT) lembra que saiu domingo pela manhã para uma reunião na zona rural em companhia do secretário de saúde, José Horácio Silva, “Zé da Farmácia”, e quando retornou ficou impressionado com a situação. “A chuva foi muito intensa e transbordou todos os rios. Pontes e bueiros rodaram”, conta. “Era um pantanal só. Fiquei impressionado. Nunca tinha visto algo parecido”, disse.
A situação ainda é de preocupação visto que o Rio São João, distante 4km do perímetro urbano, transbordou e está com nível bem acima do normal. “Transbordou cima do aterro cerca de um metro”, calcula. Barranco acredita ainda que estradas não estão interditadas porque determinou que a Secretaria de Obras fizesse a recuperação de vários trechos comprometidos. A maior preocupação é de não deixar o município em situação de isolamento. “Não tem mais estrada. Estamos cuidando especificamente das MT’s 417 e 208 para não ficarmos isolados”, enfatiza. Ele teme que o município fique isolado.
O prefeito não descartou a possibilidade de decretar situação de emergência nos próximos dias. Barranco ressaltou que o município tem sito muito atingido pelas chuvas e que se continuar chovendo como nos últimos dias a situação pode fugir de controle. “Se não parar de chover vamos decretar emergência”, antecipa, lembrando que o decreto está em análise e uma posição oficial pode sair ainda esta semana.
No município de Apiacás a situação é ainda mais preocupante. As informações são que as duas principais vias de acesso, as MT’s-160 e 206, estão interditadas. Na primeira uma ponte cerca de 25km do trevo na MT-208 cedeu e o trânsito está interrompido. Na MT-206 o Rio Bruno transbordou e invadiu a pista. “A situação se agravou nos últimos dias visto a grande concentração de chuvas neste início do mês de janeiro”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Apiacás, Osmar José Schlickmann. “Se continuar a chover vamos ter interdição e falta de abastecimento”, acredita o secretário.
As informaçõe eram que o município corria sério risco de ficar às escuras devido o desabastecimento de combustível para a usina termoelétrica.
A situação da MT-208, principal via de acesso entre vários municípios e distritos na região, também é motivo de preocupação junto aos motoristas. As chuvas dos últimos dias provocaram diversos pontos de atoleiros. Em algumas situações o trânsito ficou interrompido.