Doze cidades mato-grossenses estão na lista dos municípios brasileiros que não registraram homicídios durante 3 anos consecutivos. Nacionalmente, o balanço compreende mais de mil cidades que também estão na mesma situação, ou seja, pelo menos 20% das localidades brasileiras não contabilizam assassinatos durante o período analisado. O dado compreende o "Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil" e abrange os anos de 2009 e 2011.
As cidades mato-grossenses que compreendem a lista são Acorizal, Araguaiana, Araguaianha, Glória D"Oeste, Indiavaí, Nova Santa Helena, Ponte Branca, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolândia, São José do Povo e Vale de São Domingos.
Concentrando o menor número populacional do Estado, Araguainha (460 km ao sul de Cuiabá) abriga 1.096 pessoas, conforme Censo 2010. Segundo a prefeitura Maria José das Graças Azevedo, a cidade pode ser classificada como um local amigável. "Aqui todo mundo se conhece, devido ao município ser pequeno. A convivência entre todos é tranquila. Uma vez ou outra acontece alguma briga, mas isso é muito raro. Quando algo é registrado logo é resolvido e sempre com aquela ideia de ‘vamos deixar isso para lá"".
A estrutura de segurança da cidade é formada por 3 policiais militares e 1 membro da Polícia Judiciária Civil. Nas terças-feiras, um delegado vai até o município para atuar nos casos registrados no local. "Todos se conhecem pelo nome e isso acontece tanto na zona urbana, como na zona rural".
O prefeito de São José do Povo (262 km ao sul da capital), Arivaldo Medeiros de Santana, garante que o último assassinato registrado no local aconteceu há 20 anos. Na época, um homem teria matado a companheira a facadas. "De lá para cá, não ocorreu outro homicídio".
A cidade conta com 3,5 mil habitantes, conforme o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao setor de segurança, o gestor informa que na cidade atuam 1 escrivão, 1 investigador, 1 sargento e 5 soldados. "Além da população urbana, a cidade também conta 6 assentamentos rurais, que são formados por pessoas que antes moravam na região urbana, mas que acabaram conseguindo um pedacinho de terra".
Localizada na região oeste de Mato Grosso, o município de Indiavaí também é classificado como uma localidade amigável. O prefeito Valteir Quirino dos Santos conta que no local todas as pessoas se conhecem. O sistema de segurança tem 1 investigador e 4 policiais militares.