quinta-feira, 28/março/2024
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DNIT licita estudo de impacto ambiental para implantar novo trecho da BR-242 em Mato Grosso

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Só Notícias (foto: divulgação)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) homologou a licitação para a contratação de empresa que vai elaborar os estudos de impacto ambiental das obras de implantação de um novo trecho da BR-242, entre Sorriso e Querência. Os estudos abrangem a área de arqueologia, espeleologia, comunidades tradicionais e inventário florestal. O prazo de execução do contrato é de 30 meses.

A contratação atende à determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), tendo em vista que o novo trecho da rodovia a ser implantado está localizado nas adjacências de áreas de conservação e de terras indígenas. A autarquia já havia contratado  o estudo do componente indígena para o licenciamento deste  empreendimento. Segundo a assessoria, o objetivo do DNIT é implantar a rodovia de forma ambientalmente viável e sustentável, “gerando o menor impacto possível ao meio ambiente”.

O trecho a ser implantando compreende um segmento de aproximadamente 288 quilômetros. De acordo com o DNIT, a rodovia federal BR-242 representa “uma importante rota de apoio ao escoamento da produção agrícola mato-grossense, conectando as rodovias BR-163 e BR-158, no Mato Grosso, e, a partir daí, até importantes portos no norte do país, como Miritituba, no Pará, e Itaqui, no Maranhão”.

No mês passado, conforme Só Notícias já informou, a autarquia entregou a ponte de concreto na rodovia federal sobre o rio Ronuro, a 35 quilômetros do distrito de Santiago do Norte, no município de Paranatinga (381 quilômetros ao Sul de Cuiabá). Com 100 metros de extensão, a estrutura já está com tráfego de carretas e veículos liberado.

A obra foi concluída após as equipes do DNIT realizarem a aplicação da capa asfáltica do encabeçamento da ponte e finalizarem a sinalização da estrutura. Com a conclusão do empreendimento, os usuários podem trafegar pelo trecho pavimentado sem utilizar desvios ou pontes de madeira.

No ano passado, foram concluídas as obras das  pontes nos rios Von Den Steinen, Bonito, Desejado e Ferro. Em 2018, foram sobre os rios Água Limpa, Jaguaribe e Santiago. As obras estão inseridas em um contrato que totaliza um investimento de R$ 33 milhões.

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