quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Detran retoma aplicação de testes práticos de direção em Mato Grosso; 400 candidatos serão atendidos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Departamento Estadual de Trânsito retomou a aplicação das provas práticas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudança de categoria. Os exames iniciaram ontem e vão atender  400 candidatos em Sinop, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Rondonópolis.

Na capital, as provas serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feiras com 50 candidatos para exames da categoria B, 40 para categoria A e 25 para mudança de categoria. Em Várzea Grande, as provas serão todas as terças e quintas-feiras na pista de teste na sede do Detran, em Cuiabá, com o mesmo quantitativo de candidatos.

A partir da próxima segunda-feira, a banca do Detran estará em visita aos municípios que estabeleceram a capacitação de servidores examinadores para acompanhar a aplicação da prova prática de direção. Os demais municípios serão atendidos a partir do mês de novembro, após a conclusão da implementação das bancas fixas no interior.

Para retomar os exames práticos com maior segurança, o Departamento Estadual de Trânsito publicou na última terça-feira uma portaria que normatiza, em caráter temporário, a realização dos exames práticos de habilitação de condutores durante a pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas gerais estão uso obrigatório de máscaras por todos os profissionais credenciados, candidatos/condutores e examinadores; disponibilização, por parte dos Centro de Formação de Condutores, de álcool em gel com concentração mínima de 70%, ou produto similar específico para assepsia do candidato e do instrutor. Também estará proibida a presença de acompanhantes ou terceiros no local de prova, inclusive de candidatos não agendados. Ao finalizar o exame, o candidato deverá deixar o local de prova imediatamente.

“Ainda estamos em época de pandemia, por isso, o retorno das provas práticas deve ser cuidadoso e gradual, respeitando as normativas de segurança estabelecida em portaria pelo Detran tanto pelos candidatos quanto pelas autoescolas e examinadores”, ressaltou o diretor de Habilitação do Detran, Alessandro de Andrade.

O Detran reforça ainda que todos os exames práticos de direção são agendados exclusivamente através dos Centro de Formação de Condutores. No mês passado, o Departamento Estadual de Trânsito formou 110 servidores que irão reforçar o quadro de profissionais da banca examinadora em todo Estado.

A ampliação do número de examinadores deverá reduzir a espera dos cidadãos para a realização do teste prático de direção, especialmente no caso do interior do Estado, que costuma ter uma espera maior do deslocamento da banca examinadora para a realização dos testes nas cidades, uma vez que as equipes se deslocam sempre de Cuiabá rumo aos municípios.

Com o incremento de servidores, o Detran salta de quatro para 27 municípios com composição de banca fixa para a aplicação de prova prática de direção, alcançando em torno de 50 cidades. “Esse reforço da banca examinadora faz parte do projeto de melhoria do Detran na formação de condutores no Estado, proporcionando maior autonomia ao interior para que possam ter mais celeridade na aplicação das provas práticas, e não precisarem ficar mais aguardando a visita da banca de Cuiabá nos municípios”, ressaltou o presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos.

A intenção é que até março do próximo ano, a autarquia atenda toda a demanda represada de exames práticos em todo Estado. As provas práticas de direção estavam suspensas desde março deste ano, quando houve o agravamento do contágio do novo coronavírus no Estado. A época, o Detran acatou todos os decretos do Governo do Estado, bem como as determinações do Ministério da Saúde na prevenção a proliferação do vírus, suspendendo, temporariamente, os testes práticos para a obtenção da primeira habilitação no Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop terá mais um caminhão pipa para combater queimadas

A prefeitura definiu licitação para a compra de caminhão...

Governo autoriza obras em Complexo Viário para melhorar trânsito em Cuiabá

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou...

Duas carretas e caminhonete se envolvem em acidente em Mato Grosso; um morto

O acidente envolvendo a Toyota Hilux prata, carreta Volvo...

Valor de auxílio a profissionais de programa de alfabetização em MT é reajustado

A secretaria estadual de Educação reajustou o valor das...
PUBLICIDADE