Uma intensa programação educativa e cultural deve marcar a edição do “Arranca Safra” para o município de Sinop (distante 510 Km de Cuiabá), nesta sexta-feira (03.06). Durante toda a semana os organizadores discutiram e definiram a programação no período da noite, de forma continuar o objetivo fim do programa na região. “Vamos finalizar a programação com mais mensagem de educação para o trânsito”, confirmou a gerente de educação para o trânsito, Lucilene Vilela.
Segundo a educadora, em Sinop, além da apresentação de duplas de artistas locais, os estabelecimentos de ensino CAD e Unemat também exibirão duas peças teatrais com histórias que dispões sobre educação para o trânsito. Numa delas, coordenada pela professora Ruth Varca, da Unemat em Sinop, os alunos atores irão contar a história de um caminhoneiro que leva a profissão não muito a sério, e por isso mesmo, enfrenta o perigo. Nos casos contados sobre a vida na boléia (estrada), o drama também relata as aventuras da falta de segurança nas estradas, amores, dificuldades e saudades da família.
De acordo com Lucilene, outro objetivo da exibição das peças de teatro em ar livre e ao final das atividades, é para que as famílias que acompanham os caminhoneiros nas viagens também participem das atividades do “Arranca Safra” e ainda, sejam educadas para a vida e para o trânsito. “A idéia é ampliar a responsabilidade no trânsito nas estradas para as esposas e em muitos casos, para os filhos que muitas vezes estão acompanhando os pais nas viagens”, finalizou a educadora.