A Pacaembu Construtora, eleita a maior construtora de casas do Brasil no programa Minha Casa, Minha Vida pelo tradicional Ranking INTEC, acaba de chegar à impressionante marca de 100 mil unidades habitacionais vendidas em seus quase 34 anos de história. O número, além de simbólico, revela a força do compromisso da construtora com o sonho da casa própria. Para se ter uma ideia da dimensão, estima-se que, com base na média de moradores por residência, aproximadamente 350 mil pessoas conquistaram sua moradia com a Pacaembu desde sua fundação
Esse desempenho expressivo não é apenas fruto da trajetória construída ao longo de mais de três décadas, mas também do forte ritmo de crescimento que a companhia tem mantido nos últimos anos. Em 2024, a Pacaembu vendeu, em média, 35 casas por dia, um marco que reforça a consistência dos resultados e pavimenta o caminho para os números recordes já registrados em 2025.
No primeiro trimestre deste ano, a Pacaembu atingiu vendas líquidas de R$ 528,2 milhões em VGV, um crescimento de 15,9% em relação ao mesmo período de 2024. Ao todo, foram comercializadas 2.751 unidades, uma alta de 12,2% no comparativo com o primeiro trimestre do ano anterior. Importante destacar que a construtora considera como vendas líquidas apenas os contratos com repasse efetivamente realizado, o que reforça a consistência dos resultados. Outro dado relevante é o desempenho da VSO (Velocidade sobre Oferta), que chegou a 38,1% no primeiro trimestre, um avanço de 1,7 ponto percentual sobre o mesmo período do ano passado.
“Chegar à marca de 100 mil casas vendidas é, sem dúvida, um marco histórico que nos enche de orgulho. Mas, mais do que um número, esse resultado representa 100 mil famílias que realizaram o sonho da casa própria com a nossa ajuda. Isso só é possível graças a um trabalho contínuo de aprimoramento de nossos processos e do comprometimento de cada colaborador da Pacaembu. Estamos em constante evolução, expandindo para novos mercados, investindo em inovação e seguindo confiantes na nossa missão de transformar vidas por meio da habitação”, pontua Victor Almeida, Presidente Executivo do Conselho de Administração da Pacaembu Construtora.
Método diferenciado
Com uma metodologia desenvolvida e aperfeiçoada ao longo de suas mais de três décadas de história, o processo construtivo da Pacaembu se tornou uma linha de produção industrial. Isso foi possível porque as casas utilizam um sistema em alvenaria estrutural com blocos cerâmicos e um processo com sequenciamento preciso que determina cada uma das etapas da construção, levando agilidade e assertividade para os canteiros de obras.
Graças a esse modelo otimizado, a Pacaembu consegue garantir agilidade sem abrir mão da qualidade. Desta forma, os bairros planejados são entregues com antecedência em relação ao prazo contratual de 24 meses estabelecido pelaCaixa Econômica Federal, parceiro financeiro da empresa em todos os seus empreendimentos.
“Nosso crescimento está diretamente ligado à capacidade da Pacaembu de operar com eficiência em todas as frentes, do planejamento à entrega dos empreendimentos, enquanto, simultaneamente, seguimos expandindo estrategicamente para novos mercados, sempre com foco em regiões onde podemos contribuir com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida da população. E é essa combinação entre excelência operacional e expansão territorial que tem nos permitido alcançar resultados tão significativos, como a marca das 100 mil casas vendidas”, destaca Fernando Almeida, CEO da Pacaembu Construtora.
Nascida em Marília, interior do Estado de São Paulo, a Pacaembu está presente hoje em quatro estados brasileiros – São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais – e se destaca pelo desenvolvimento de bairros planejados abertos, com infraestrutura completa, áreas verdes e de lazer, acessibilidade e equipamentos públicos. Cada projeto é concebido com foco na qualidade de vida das famílias e contribui para o crescimento ordenado das cidades.