PUBLICIDADE

Desmatamento poderia ser evitado com mais funcionários do Ibama, afirma associação

PUBLICIDADE

Se houvesse um número maior de servidores no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e se a remuneração dos funcionários fosse melhor, os dados sobre o desmatamento na região amazônica poderiam ser melhores, já que haveria mais condições de fazer uma fiscalização adequada. A avaliação é do presidente da Associação Nacional dos Servidores do Ibama (Asibama), Jonas Corrêa.

“O Ibama não tem servidores necessários para desenvolver essas atividades. O que é feito hoje é porque o servidor veste a camisa para cumprir a sua missão”, diz Corrêa. Segundo ele, a situação se agravou com a transferência de funcionários para o Instituto Chico Mendes, criado no ano passado por medida provisória.

A média salarial dos servidores do Ibama, segundo o presidente da associação, é de R$ 2,5 mil para nível superior e de R$ 1,2 mil para nível médio. De acordo com Corrêa, há acordos assinados com a diretoria do órgão para aumentar o salário, mas ainda não foram colocados em prática.

O presidente do Ibama, Bazileu Margarido, afirma que o órgão está discutindo com o Ministério do Planejamento a realização de concurso público para o cargo de analistas ambientais. Ele garante que instituto vem investindo em recursos humanos, financeiros e logísticos.

Margarido cita a parceria com o Exército e a Polícia Federal em operações de fiscalização realizadas no ano passado. Segundo o presidente, este ano a Força Nacional de Segurança deve atuar de maneira mais incisiva na atividade de combate aos crimes ambientais. “Nós sempre procuramos formas de ter à disposição um contingente cada vez maior de pessoas para estas atividades”, destaca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Município no Nortão faz acordo com MPE para implantar calçadas acessíveis

O Ministério Público de Mato Grosso firmou um Termo...

UFMT abre vagas de estágio em Sinop, Cuiabá e Araguaia

Estão abertas as inscrições para estágio não-obrigatório em unidades...

Mato Grosso tem seis longas-metragens em produção através da lei Paulo Gustavo

O edital Cinemotion de Produção Audiovisual – edição Lei...

Sinop: novo mutirão de vacinação será no próximo sábado

No próximo sábado (30) a secretaria de Saúde realizará...
PUBLICIDADE