Geral

Designer sinopense participa da reconstrução do bico de uma gansa

Uma gansa que foi encontrada em Ilha Comprida (SP) e está sob cuidados do ONG Amigos do Mar vai receber uma prótese, modelada pelo designer sinopense Cícero Moraes. Vitória, como foi batizada, está com o bico machucado e vai ser 'reconstruído'. A reconstrução, segundo Cícero, foi feita através de fotografias e algumas medidas. "O grande desafio foi converter essas fotos em um volume 3D, que permitisse reconstruir parte do bico que faltava", explicou, ao Só Notícias. O material usado é conhecido como PLA.

Cícero faz parte do grupo de especialistas em computação gráfica, medicina veterinária e odontologia -integrados por Roberto Fecchio e Paulo Miamoto, de Santos (SP)- que estão possibilitando ao animal ter uma melhor qualidade de vida. "Estamos engajados em salvar esses bichinhos,  dentro das nossas limitações. Felizmente, tem dado certo e o número de animais tratados, em face da complexidade das técnicas, tem aumentado, consideravelmente", acrescentou Cícero.                                      

O caso mais recente e semelhante ao de Vitória é a do jabuti, que teve o casco destruído, em um incêndio, em uma região de cerrado e ganhou um casco novo, trabalho feito pelo grupo. 

Cícero e parceiros ficaram conhecidos, em vários países, principalmente pelo trabalho de reconstrução de faces de santos católicos, como Santo Antonio e Santa Maria Madalena, usando técnica inovadoras a partir da arcada dentária e informações fundamentais para reconstrução facial.

(foto: divulgação)