sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Designer sinopense participa da reconstrução do bico de uma gansa

PUBLICIDADE

Uma gansa que foi encontrada em Ilha Comprida (SP) e está sob cuidados do ONG Amigos do Mar vai receber uma prótese, modelada pelo designer sinopense Cícero Moraes. Vitória, como foi batizada, está com o bico machucado e vai ser 'reconstruído'. A reconstrução, segundo Cícero, foi feita através de fotografias e algumas medidas. "O grande desafio foi converter essas fotos em um volume 3D, que permitisse reconstruir parte do bico que faltava", explicou, ao Só Notícias. O material usado é conhecido como PLA.

Cícero faz parte do grupo de especialistas em computação gráfica, medicina veterinária e odontologia -integrados por Roberto Fecchio e Paulo Miamoto, de Santos (SP)- que estão possibilitando ao animal ter uma melhor qualidade de vida. "Estamos engajados em salvar esses bichinhos,  dentro das nossas limitações. Felizmente, tem dado certo e o número de animais tratados, em face da complexidade das técnicas, tem aumentado, consideravelmente", acrescentou Cícero.                                      

O caso mais recente e semelhante ao de Vitória é a do jabuti, que teve o casco destruído, em um incêndio, em uma região de cerrado e ganhou um casco novo, trabalho feito pelo grupo. 

Cícero e parceiros ficaram conhecidos, em vários países, principalmente pelo trabalho de reconstrução de faces de santos católicos, como Santo Antonio e Santa Maria Madalena, usando técnica inovadoras a partir da arcada dentária e informações fundamentais para reconstrução facial.

(foto: divulgação)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE