quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinopense participa da reconstrução da face da santa Maria Madalena

PUBLICIDADE

O designer sinopense Cicero Moraes participou de mais um projeto memorável, ligado à religião Católica – a reconstrução da face de santa Maria Madalena, a partir do crânio da santa, que está em uma basílica na França, a 800 km de Paris, e é reconhecido pelo Vaticano. Maria Madalena foi, de acordo com a Bíblia, a primeira mulher a ver Jesus, quando ressuscitou. Seus restos mortais só foram encontrados no ano de 1.200 e o crânio está na basílica francesa.

A reportagem, apresentada no Fantástico, neste domingo à noite, informa que o primeiro passo foi quando o professor Jose Luis Lira, do Ceará, assistiu uma reportagem, ano passado, da reconstrução da face de Santo Antonio (também padroeiro de Sinop, onde Cicero reside) e que teve a participação do designer sinopense. Lira, Cicero e o especialista em odontologia legal, Paulo Miamoto, de Santos (SP), trabalharam meses neste projeto. Foi preciso autorização do padre da basília Saint Maximin, que obteve liberação do bispo e cedeu algumas fotos para prosseguir o trabalho.

"O crânio tem características femininas, compatíveis com pessoas brancas, como os ossos do nariz", explicou Paulo, analisando a profundidade dos tecidos moles (que formam olhos, lábios e bochechas).  As informações, análises e conclusões foram repassadas para Cícero. Ele aplicou na imagem do crânio a malha sem cor, fez pintura digital, que trouxe aspecto da face da santa. "O crânio pertenceu a uma mulher de 51 anos mas adequamos aos 20-22 anos que foi justamente a época em que o evento biblico aconteceu. Depois que finalizamos a face básica, inserimos os cabelos e colocamos a indumentária (roupa)", concluiu o design (foto abaixo).

Após a conclusão, o professor cearense manifestou convicção, ao analisar que os olhos "judaicos, o nariz e aspecto misterioso dessa mulher", que a face reconstruída é de Maria Madalena.

Nesta 4ª feira, o rosto feito pelos brasileiros será apresentado aos fiéis, na França, na basília que leva o nome da santa. Dia 22 de julho é o dia de Maria Madalena. A Igreja Católica ainda deve se pronunciar sobre o trabalho dos 3 brasileiros.

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão em Mato Grosso ganha R$ 711 mil após acertar 15 números na loteria

Um bolão com quatro apostadores em Rondonópolis (144 quilômetros...

Confirmado show de Gusttavo Lima em Lucas do Rio Verde

A diretoria da Expolucas confirmou, há pouco, que Gusttavo...
PUBLICIDADE