PUBLICIDADE

Desembargador do TRF libera obras da Usina Hidrelétrica de Sinop

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) suspendeu a decisão liminar que mantinha o embargo às obras da Usina Hidrelétrica (UHE) de Sinop. Desta forma, a construtora está autorizada a retomar os trabalhos imediatamente.

As obras da usina estavam suspensas desde o início de maio, devido a liminar formulada pelo Ministério Público Federal (MPF) e acatada pela Justiça Federal de Sinop suspendendo os efeitos da Licença de Instalação. De acordo com a assessoria, a Companhia Energética Sinop (CES), concessionária da UHE Sinop, informa que com a decisão do desembargador do TRF, José Roberto Machado Farias, proferida, ontem, as obras já foram retomadas.

O MPF havia justificado em liminar que a companhia teria deixado de cumprir as condicionantes impostas na Licença Prévia e necessárias para a licença. O magistrado do TRF entende que algumas condicionantes devem ser cumpridas antes da Licença de Instalação, no entanto, outras serão cumpridas conforme cronograma a ser acompanhado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Ele entende, ainda, que a paralisação dos trabalhos é “potencialmente lesiva à ordem e à economia públicas, por retardar a ampliação do parque energético brasileiro, previsto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2)”. Em decisão, o desembargador lembra que a paralisação da construção do Empreendimento, uma vez já iniciada, representa a projeção de prejuízos para toda a sociedade, com impactos técnicos, ambientais, sociais e econômicos.

A previsão é antecipar de janeiro de 2018 para maio de 2017 o início da operação. A expectativa é que as obras comecem ainda este semestre, com projeção de proporcionar até 3,2 mil empregos diretos e 12 mil indiretos no decorrer dos trabalhos. O projeto demanda pelo menos R$ 1,777 bilhão em investimentos, com preço médio da energia a ser gerada de R$ 109,40 por megawatt-hora (Mwh).

A usina de Sinop tem capacidade instalada para gerar aproximadamente 400 megawatt, que correspondem a aproximadamente um milhão de geladeiras funcionando ou a quatro milhões de lâmpadas de 100 watts acesas simultaneamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE