quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputada quer debater moratória para a pesca no Estado

PUBLICIDADE

A deputada Verinha Araújo (PT) quer a realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa para discutir a intenção do governo de instituir uma moratória de pesca nos rios de Mato Grosso, em conjunto com o vizinho Mato Grosso do Sul. O requerimento para realização da audiência foi aprovado na sessão matutina de ontem (26). Verinha argumentou que nada foi discutido com os parlamentares e nem com os pescadores, que são os interessados diretos no assunto. De acordo com ela, é melhor promover logo essa reunião antes que todos sejam pegos de surpresa por uma mensagem do governo já estabelecendo a moratória.
A petista ressaltou que o governador Blairo Maggi (PPS) já esteve reunido em Brasília com o ministro da Pesca, José Fritsch e o governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, falando da possibilidade de moratória da pesca nos rios dos dois Estados. Ela tem informações de que o ministro é contrário à idéia.

Com a audiência, Verinha pretende ter acesso aos estudos feitos por ambos os Estados que apontam a necessidade dessa moratória para preservação do meio ambiente. “Só a piracema não é suficiente?”, questionou a parlamentar, lembrando do período de desova dos peixes em que a pesca fica proibida. A piracema acontece todos os anos entre os meses de novembro e fevereiro em Mato Grosso.

Verinha se disse preocupada porque a pesca no Estado tem sido fonte de renda e geração de emprego para muitas pessoas. Além disso, tem fomentado o turismo também. “As pessoas que atuam nessa área não foram consultadas. São pescadores artesanais, esportivos, a área do turismo. Mato Grosso, por exemplo, ampliou o número de festivais de pesca no Estado, que são geradores de emprego e renda”, ponderou.

Para a audiência, que ainda terá data definida, devem ser convidados a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e de Meio Ambiente (Sema), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e as colônias de pescadores

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mãe e filha internadas no Nortão após acidente com moto e carro

Uma Honda Biz e Fiat Uno se envolveram em...

Trabalhador é encontrado morto com sinais de ataque de onça em fazenda no Nortão

O trabalhador, identidade ainda não confirmada, foi encontrado morto...

Morre criança de 12 anos atropelada por caminhão em Sinop

O atropelamento de uma criança por um caminhão foi,...
PUBLICIDADE