segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Delegados decidem suspender jornada voluntária e passam a trabalhar 6h em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os 224 delegados de Polícia de Mato Grosso decidiram suspender a jornada voluntária e desde ontem, passaram a atuar somente as 40 horas semanais previstas no estatuto, entre 13h e 19h. Metade do efetivo atua na Grande Cuiabá e o restante no interior, onde há profissional respondendo por até 5 municípios.

Segundo o delegado Wagner Bassi, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso (Sindepo), “estes profissionais chegam a ficar mais de 30 dias em atuação ininterrupta, sem uma folga semanal. Ao contrário das 40 horas previstas, no interior chega a 403 horas mensais. Mas apesar do esforço dos profissionais da segurança pública, fazem isso voluntariamente, por compromisso a sua instituição e a sociedade mato-grossense”.

O presidente do sindicato ressalta que não há ordem superior para disponibilidade integral, nem escalas de plantão ou de sobreaviso. Apesar do esforço, a atitude é irregular por parte do delegado de Polícia que age voluntariamente, pois o próprio governo do Estado proíbe a realização de hora extraordinária, conforme decretos estaduais. Para tentar viabilizar o trabalho, apesar do efetivo reduzido, a Diretoria da Polícia Civil tentou solucionar a questão em 2015, criando o Banco de Horas, por meio de uma resolução. Porém, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomendou a decretação de nulidade do ato, alegando ilegalidade.

“Isto porque, os superiores hierárquicos não podem determinar a realização de hora extra sem previsão orçamentária e autorização prévia da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado de Fazenda(Sefaz)”, afirma Wagner.

Bassi diz que com isso a portaria da Polícia Civil foi revogada, pois segundo a PGE, os delegados não podem ser submetidos ao regime de compensação de horas extras, aí incluídas as horas efetivamente trabalhadas nos plantões presenciais e não presenciais (sobreaviso). “Isto porque, perante a lei de carreira, fazem jus ao pagamento das horas extras e, isso, com acréscimo de, no mínimo, 50% do valor da hora normal e de mais de 25% quando o serviço for prestado no período noturno, não previstos no orçamento”, finalizou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Comércio em Sinop não pode abrir no Dia do Trabalhador, informa CDL

Grande parte do comércio varejista geral não vai abrir...

Pescador morre afogado após barco virar em rio no Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Willians Lopes de Siqueira,...
PUBLICIDADE