quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Definido em Sinop comitê para fiscalizar e aplicar punições em responsáveis por queimadas até outubro 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Foi apresentado esta manhã, em Sinop, o Comitê Temporário de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Queimadas Ilegais, formado por representantes das secretarias municipal e estadual de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil. O grupo vai atuar até 30 de outubro, quando encerra o período proibitivo de queimadas, realizando  ações de prevenção, fiscalização e punição dos responsáveis, nas ocorrências de incêndios ilegais.

A atuação será realizada com tarefas subdivididas. A PRF cuidará da comunicação de ocorrência e registro das queimadas às margens da BR-163 e da propagação do fogo em sua jurisdição. A PM terá atuação nos bairros, com apoio aos registros e contenção de crimes ambientais. As secretarias de Meio Ambiente atuarão com a fiscalização após as ocorrências de fogo e penalização dos infratores, enquanto o Corpo de Bombeiros trabalhará desde o primeiro contato, na operacionalização e combate. Também há a atuação da Defesa Civil Municipal.

Conforme a responsável pela pasta municipal, Ivete Malmann, “estamos em um período crítico, com baixa umidade do ar, ventos constantes e propagação do fogo com mais facilidade. Então formamos esse comitê de enfrentamento nesse período, principalmente na área urbana, mas também na área rural. Essa é uma preocupação constante do município, que gera impactos ambientais, econômicos, assim como grandes impactos na saúde pública, com as doenças respiratórias”, pontuou.

Segundo o comandante dos bombeiros em Sinop, tenente-coronel Jean Oliveira, essa é uma ação primordial no que tange o combate a incêndios urbanos e florestais. “Nesse ano a gente entrou com formato diferente. Nos anos anteriores trabalhávamos com brigadistas civis contratados, porém, agora, por meio da nova lei municipal, otimizamos o número de militares disponíveis para atividade de prevenção e combate a incêndios, por meio da jornada delegada. Desse modo, ampliamos nosso contingente, em que nos anos anteriores tínhamos apenas uma estrutura, agora temos duas bases fixas e quatro estruturas de combate, sendo que uma delas tem atribuição de fazer rondas em chácaras com maior incidência”, explicou.

“O comitê tem como objetivo integrar as informações de todos os órgãos de segurança, juntamente com a secretaria de Meio Ambiente. Estamos realizando reuniões ordinárias constantes para compilar todas as informações, planejar as operações integradas e executar as operações de responsabilização. O foco do comitê é principalmente responsabilizar os responsáveis pelas áreas atingidas pelas queimadas ilegais”, pontuou.

O monitoramento dos focos de incêndios nas áreas urbanas e rurais permanece constante pelas equipes integradas. As denúncias e atendimentos serão concentrados no Corpo de Bombeiros, através do número 193.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...
PUBLICIDADE