PUBLICIDADE

Definida medida de combate às queimadas em Várzea Grande

PUBLICIDADE

Em apenas 16 dias, Várzea Grande registrou 42 ocorrências de queimadas. Os bairros que apresentaram maior número de focos foram Nova Várzea Grande e Parque do Lago, com cinco registros cada um. Os dados, repassados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), contabilizou as ocorrências no período proibitivo de queimadas, que vai do dia 15 ao dia 31 de julho. Para tentar reverter esse alto índice registrado no município, o Ministério Público Estadual (MPE) se reuniu, nesta semana, com representantes do Corpo de Bombeiros e do município.

De acordo com a Promotoria de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, a reunião teve como objetivo discutir, com os órgãos competentes, quais medidas estão sendo tomadas para amenizar o atual quadro. "É necessário que todos os órgãos se envolvam no combate às queimadas, porém, a população também deve fazer a sua parte, denunciando e não colocando fogo em lixos nos quintais de suas casas", alertou ela, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental e Ordem Urbanística de Várzea Grande.

Durante a reunião, o comandante do CRBM-1, tenente coronel do Corpo de Bombeiros Dércio Santos da Silva, informou que foi estruturado um ambiente gerencial denominado "Sala de Situação" para ações de prevenção, monitoramento de focos de calor e fomento de implantação de brigadas municipais. Ele afirmou, ainda, que foram contratados cinco caminhões-pipa para o período de estiagem e que até a próxima semana, 15 brigadistas da Prefeitura Municipal de Várzea Grande serão capacitados para atuar no município.

"Ficou acordado que o Corpo de Bombeiros Militar fornecerá, ao Ministério Público, os locais com maior incidência de focos de calor nos últimos três anos e um relatório com identificação dos terrenos baldios com queimadas urbanas nos últimos 15 dias de julho, a fim de que haja a respectiva responsabilização civil dos proprietários dos imóveis", disse a promotora.

O município de Várzea Grande se comprometeu em disponibilizar dois caminhões-pipa e um automóvel para atuar na fiscalização a partir do dia 25 de agosto. A promotora de Justiça informou que, no dia 20 de agosto, os representantes dos órgãos públicos se reunirão novamente com o Ministério Público para dar continuidade aos trabalhos de combate às queimadas.

Também participaram da reunião o comandante do 2º BBM-VG, tenente coronel Vagner Jorge Santino da Silva; o capitão José Neto da Silva; o tenente Leandro Jorge de Souza Alves; o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso de Souza Brandão; o secretário adjunto de Infraestrutura, Jorge Luis Gomes Alves; e o coordenador da Defesa Civil, Juliano César Bezerra Lemos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE