A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de temporais isolados com chuva forte às defesas civis dos Estados do Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins, Maranhão, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e do Distrito Federal.
Nesta sexta-feira e sábado, o sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável com pancadas de chuva em boa parte do Espírito Santo. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-sul e oeste do Estado.
No sábado e domingo, as áreas de instabilidade tropicais continuarão provocando pancadas de chuva em grande parte do Amazonas, Roraima, Pará, Tocantins e no oeste e sul do Maranhão. A Sedec alerta que, em alguns momentos, essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-norte, leste e sudeste do Amazonas e no no sul, centro e oeste do Pará.
Hoje e nos próximos dias, o sistema meteorológico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém o tempo instável com pancadas de chuva no Rio de Janeiro, Mato Grosso e grande parte de Minas Gerais. Em alguns momentos, durante esse período, a chuva pode ser forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente no centro-norte e nas áreas serranas do Estado do Rio de Janeiro; no Triângulo Mineiro, Alto São Francisco, Metalúrgica/Campos das Vertentes, oeste Zona da Mata e sul de Minas; e no leste, sul e centro-norte do Mato Grosso.