Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, informou hoje (31) que a umidade relativa do ar permanecerá baixa neste fim de semana em 11 estados e no Distrito Federal. Segundo a Sedec, em algumas regiões, a umidade ficará em torno de 20% amanhã (1º) e depois de amanhã (2).
De acordo com a secretaria, a baixa umidade é causada por uma massa de ar quente e seco sobre o Brasil Central. Nos dois dias, a umidade relativa do ar ficará em torno de 20% no norte e oeste do estado de São Paulo; no oeste e noroeste de Minas Gerais; no oeste da Bahia; no sul do Piauí; no sul do Maranhão; em Tocantins; no sul do Pará; no leste do Acre; em Goiás; em Mato Grosso do Sul, exceto o sul do estado; em Mato Grosso, com exceção do noroeste, e no Distrito Federal.
A Sedec desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e as 17 horas, recomenda a ingestão de bastante líquido para evitar problemas de desidratação, e alerta para o risco de fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. A Sedec também recomenda que os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios tenham atenção redobrada, devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e que evitem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.
Os alertas preventivos emitidos para o Distrito Federal e os estados Goiás; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Tocantins; Minas Gerais e São Paulo basearam-se em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas tiveram como base informações do Inmet.