O Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT) ganhou dois mandados de segurança em favor dos trabalhadores contra o corte de ponto dos grevistas. A decisão foi do juiz federal, Sebastião Julier da Silva, proferida, ontem. A defesa se assegurou na Carta Magna que garante aos servidores públicos da União o direito de greve. Nesse primeiro momento, o texto será favorável aos trabalhadores da Funai e Ministério da Saúde, mas a expectativa é que seja extensivo às outras categorias .
Servidores federais estão em greve em todo o Brasil desde o dia 18 de junho. Eles estão em processo de negociação com o governo federal e esperam a proposta até a próxima sexta. Delegados de todo o Brasil irão à Plenária da Condsef que está marcada para a sábado (25) e delegados representando servidores públicos federais de todo país poderão decidir se aceitam ou não a proposta definitiva que governo deve apresentar até lá.
Os servidores federais têm apenas até o dia 31 de agosto para pressionar o governo a atender a pauta unificada da categoria a tempo de incluí-la na Lei Orçamentária da União (LOA) de 2013. A expectativa é por causa da proposta apresentada pelo governo no dia 17 deste mês de aumento de 15,8% parcelado em três anos, o que não representa sequer a reposição da inflação prevista no período.