Geral

Datafolha aponta que chances de 2ºturno entre Lula e Alckmin aumentam

Pesquisa Datafolha que será divulgada na edição da Folha de S.Paulo desta quarta-feira revela o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga a disputa pelo eleitor, com 44% das intenções de voto. Em maio, o petista aparecia com 46% das intenções de voto.

Na pesquisa, o tucano Geraldo Alckmin aparece em seguida, com 28% das intenções de voto do eleitorado.

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), despontou na pesquisa de intenção de voto: subiu de 6% em maio para 10% hoje.

Em maio, Lula tinha 46% das intenções de voto; e Alckmin, 29%. Com essas variações e o avanço da senadora do PSOL nas pesquisas, aumentaram as chances de haver segundo turno nas eleições presidenciais.

Pelo atual cenário, Lula venceria em primeiro turno com 52% dos votos válidos. Como a margem de erro é de dois pontos, não é possível afirmar com certeza que Lula obteria os votos necessários para vencer em primeiro turno: 50% mais um dos válidos. Em maio, ele tinha 54% dos votos válidos.

A pesquisa Datafolha ouviu 6.264 eleitores nos dias 17 e 18 de julho, em 272 municípios de todo o país. A margem de erro de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.