As informações contidas nas caixas-pretas do Boeing 737-800 da Gol e do jato Legacy devem chegar ao Brasil até quinta-feira (19), informou o ministro da Defesa, Waldir Pires, em entrevista à Agência Brasil. A transcrição das caixas-pretas está sendo feita na Organização de Aviação Civil Internacional, sediada no Canadá.
Segundo o ministro, o trabalho está em fase de conclusão e é fundamental para as investigações sobre a colisão entre os dois aviões, que resultou na morte dos 154 ocupantes do Boeing. Pires informou que o presidente da comissão de investigação sobre o acidente, coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, trará as os dados para o Brasil.
“A massa essencial de informações está nas caixas-pretas que não voltaram ainda do Canadá, provavelmente nós teremos elas dentro de 24 horas, 48 horas”, disse Pires, em entrevista à Radiobrás. De acordo com ele, as equipes de busca que trabalham no local do acidente continuam à procura do cilindro de voz da caixa-preta do avião da Gol.
Na entrevista, o ministro também falou sobre a informação de que teria havido contato por rádio entre o piloto do jato e os controladores de vôo pouco antes do acidente. A gravação do diálogo foi divulgada hoje (17) pela imprensa. Waldir Pires disse que não recebeu informação oficial sobre o assunto.