A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) reuniu, ontem à tarde, os empresários da avenida Fernando Corrêa, situados entre a avenida Garcia Neto e a rua Luiz Antônio de Figueiredo, para comunicação oficial e esclarecimentos sobre a obra do viaduto da UFMT.
Com a presença da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lucia Cavalli, e do secretário de Trânsito e Transportes de Cuiabá, Josemar Araújo, o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, apresentou o trecho que sofrerá interdição no sentido Centro/Coxipó, como será a rota de desvio oficial, previsão de início e término da obra que terá duração de quatro a seis meses. "Nos reunimos para encontrar mecanismos de minimizar o impacto, identificar e resolver questões pontuais e fazer em conjunto uma obra que é necessária não só para o VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], mas para resolver a engenharia de tráfego no local", afirmou Maurício Guimarães.
A reitora apresentou o projeto de construir uma nova entrada para o campus da Universidade Federal de Mato Grosso na avenida Arquimedes Pereira Lima pelo bairro Jardim Itália. "Foi importante essa reunião que, além de nos comunicarmos, serviu para nos orientar de como vai ser o traçado. Temos 12 mil pessoas acessando a universidade diariamente e uma nova entrada vai aliviar o trânsito pela Fernando Corrêa", destacou a reitora.
O diretor do Sindipetróleo, Nelson Soares Júnior, que tem acompanhado todo o processo das obras da Copa, considera que a linha adotada tem assegurado a transparência na condução dos projetos. "Realizar reuniões com empresários e entidades contribui para esclarecer dúvidas e nos ajuda a entender e nos possibilita dar sugestões", disse Nelson Soares.
O Viaduto da UFMT é uma das obras de arte que compõe o conjunto de implantação do modal de transportes (VLT). Trata-se de viaduto rodoferroviário a ser construído na avenida Fernando Corrêa da Costa, sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e via de acesso ao Campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Conforme o Anteprojeto Geométrico possui uma extensão aproximada de 428 metros.
A interdição ocorrerá inicialmente no sentido Centro/Coxipó começando o desvio do trânsito pela rua Garcia Neto e retornando na avenida Fernando Corrêa na altura da rua Luiz Antônio de Figueiredo.