domingo, 26/maio/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: prefeitura muda local de descarte de lixo

PUBLICIDADE

Atendendo a uma solicitação antiga dos moradores dos bairros CPA III e IV, a Prefeitura de Cuiabá irá mudar o Ecoponto, atualmente localizado ao lado do Centro de Convivência dos Idosos no CPA III, setor II. A decisão foi tomada em conjunto com as associações de moradores da região Norte durante uma reunião realizada, hoje, no auditório da Lagoa Encantada.

A nova área está localizada nos fundos da Lagoa Encantada (a 500 metros do antigo ponto) e a modificação ocorre em virtude de diversas reclamações quanto ao espaço considerado inadequado, mau cheiro, barulho e poeira provocada durante o depósito dos entulhos recolhidos pelos charreteiros.

Durante a reunião também houve uma votação entre presidentes de bairro e líderes comunitários, que resultou em 22 votos a favor da alteração do local de funcionamento do Ecoponto. Também ficou estabelecido o compromisso de que a prefeitura mantenha o serviço de manutenção periodicamente. Nos próximos dias serão iniciados os trabalhos de cercamento da nova área.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, os trabalhos de preparação do Ecoponto devem ser concluídos em 90 dias. "Esta modificação vai ocorrer por se tratar de uma questão de saúde pública. Agora temos que discutir com os charreteiros e estabelecer um cronograma do que pretendemos fazer já nas próximas semanas", explicou o secretário.

O secretário acrescentou ainda que uma reunião com os charreteiros que atuam no Ecoponto está agendada para este sábado (28), às 9h, e que a manutenção do novo Ecoponto será efetuada aos sábados. Ao todo, cerca de 200 charreteiros fazem o trabalho de descarte de pequenos volumes de entulho, como aquele gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis.

Posteriormente a este processo, a prefeitura efetua o recolhimento dos materiais orgânicos assim como a manutenção do local e destinação para o aterro sanitário. O administrador da Regional Norte, Aldo Galvão, avalia que a mudança de espaço provocará menos impacto para a comunidade em geral. "Acredito que o outro espaço será mais acessível no processo de descarte, e que os moradores não terão mais que sofrer com o mau cheiro, lixo e poeira".

Para o presidente da Associação de Moradores dos Setores I, III e IV do Núcleo Habitacional CPA III, Elton dos Santos Araújo, para que a modificação traga bons resultados é necessário o comprometimento de ambas as partes. "Concordamos com a mudança, mas os moradores vão estar sempre atentos para que haja manutenção frequente no local, até porque este é um desejo antigo nosso".

Atualmente em Cuiabá há dois Ecopontos, sendo o segundo localizado no bairro Santa Amália. A previsão da secretaria municipal de Serviços Urbanos é de que no próximo ano sejam implantados outros três Ecopontos, sendo dois na região do Coxipó e o terceiro na Morada da Serra. Todos eles estão em processo de estudo e levantamento de área para a execução.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre em colisão com carro em rodovia no Nortão 

Gilberto da Silva Oliveira, de 43 anos, faleceu após...

Incêndio atinge armazém com 4 mil toneladas de soja em Sorriso 

O Corpo de Bombeiros de Sorriso, foi acionado ontem...

Carro pega fogo e fica parcialmente destruído em Sinop; vídeo

O incêndio em um Ford EcoSport ocorreu nesta madrugada,...
PUBLICIDADE