A Prefeitura de Nova Mutum e projeto Cooperar e Crescer, iniciativa da cooperativa Sicredi Ouro Verde, assinaram, ontem, um termo de cooperação. O programa visa proporcionar condições para adequação de pequenos produtores junto a padrões específicos visando garantir a comercialização da produção de campo.
"O programa já funciona em alguns municípios de Mato Grosso, com financiamento de empreendimentos. Visamos auxiliar o setor produtivo, principalmente o produtor de pequeno porte rural e urbano. Nosso objetivo é tirá-los da informalidade, organizando-os de acordo com a lei do Município e garantindo comercializações", afirmou o coordenador do programa, Ilair Huppes.
Para o prefeito Adriano Pivetta, a parceria irá auxiliar o município a fortalecer as ações voltadas para agricultura familiar. "Esse acordo é de suma importância para o Município, principalmente para os pequenos produtores. E nós como gestores estaremos sempre buscando melhores condições para eles. Com essa organização os produtores terão produtos certificados".
O vice-presidente do Sicredi Ouro Verde, Alceu Mognon, disse que a principal função da entidade é viabilizar a parte financeira para garantir a execução dos projetos, "quando os projetos chegam até nós damos andamento para que os produtores possam garantir os resultados previstos para comercialização", comenta.
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) será responsável pela assistência técnica junto aos produtores beneficiados. "Esse programa é um gargalho para que o pequeno produtor se torne um dia grande", afirma o agente técnico da Empaer, Vivaldo Pedro.