A secretaria municipal de Saúde de Cuiabá informou que está com um plano especial de atuação voltado ao evento de massa que será realizado no próximo dia 31 na capital, com o show internacional da banda Guns N’ Roses, na Arena Pantanal. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Vigilância em Saúde e envolve diversos setores da gestão municipal, com o objetivo de garantir segurança sanitária e proteção à saúde pública durante o evento.
Conforme a coordenadoria técnica, o plano foi elaborado ainda em julho e está dividido em três etapas: No pré-evento, são realizadas ações de promoção à saúde, prevenção e fiscalização dos serviços necessários à realização do show; Durante o evento, as equipes técnicas do Grupo de Trabalho (GT) estarão presentes para monitorar, em tempo real, possíveis situações de risco e atuar de forma imediata em caso de ocorrências e no pós-evento, será feito o monitoramento epidemiológico por 30 dias, para detectar e responder a qualquer impacto sobre a saúde da população.
“Grandes eventos exigem uma atuação integrada e preventiva. Nosso objetivo é garantir que a população possa aproveitar com tranquilidade, sabendo que há uma estrutura preparada para atuar antes, durante e depois do show. Além disso, é fundamental que cada pessoa também faça sua parte, mantendo as vacinas em dia”, avaliou a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona.
A secretaria também está em alerta máximo em virtude da reintrodução do sarampo no Brasil e da confirmação de casos no município de Primavera do Leste. Embora Cuiabá não registre casos confirmados até o momento, as ações de vacinação foram intensificadas em toda a rede municipal.
De acordo com a coordenadoria, não será exigido comprovante vacinal dos participantes do show. Entretanto, a secretaria reforça o alerta para que todos os cuiabanos mantenham suas cadernetas de vacinação atualizadas, principalmente contra o sarampo, doença infecciosa altamente contagiosa, que pode causar complicações graves, especialmente em crianças.
Entre os principais sintomas estão manchas vermelhas pelo corpo, febre alta, tosse seca, irritação nos olhos e mal-estar intenso. A transmissão ocorre por via aérea e pode se dar até seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


