PUBLICIDADE

Cuiabá: peixes são encontrados mortos no rio Coxipó

PUBLICIDADE

Moradores que vivem próximo ao rio Coxipó estão tendo que lidar com um mau cheiro, desde a última terça-feira. Depois da forte chuva que chegou à capital, naquele dia, dezenas de peixes morreram e foram encontrados nas margens do rio.

Ivanete Francisca da Silva conta que não é a primeira vez que isso acontece na região. “Toda vez que chove, depois de muito tempo, acontece isso”, afirma a moradora do bairro Boa Esperança. “O mau cheiro está insuportável, a água preta. Tem até urubu rodeando os peixes”.

O biólogo e ictólogo (especialista em peixes de água doce), Francisco Machado, explica que essa mortalidade não é incomum. “O rio Coxipó é extremamente poluído. Quando vem a chuva, em secas como essa, ela lava tudo o que está próximo ao rio. Lixo, produtos químicos, matéria orgânica. Tudo isso minimiza o já pouco oxigênio do rio, acarretando na morte dos animais”.

Apesar da explicação, ele defende que é necessário fazer um estudo mais aprofundado do que pode ter ocorrido, através de análise bioquímica. O secretário de Ordem Pública, coronel Henrique de Souza, afirma que enviará agentes para verificarem se houve algum infrator responsável pelo ocorrido ou se alguma rede de esgoto foi estourada.

O gerente comercial da CAB Ambiental, Cley Roberto Fernandes da Silva, afirma que foi realizada a coleta da água para avaliação. Também diz que apenas a estação do Coophema, responsável por 3% do abastecimento de água da capital, pode ter sido impactada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE