A Prefeitura de Cuiabá assina, amanhã, junto ao Ministério Público Estadual (MPE), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a instalação dos radares eletrônicos. Com multa de R$ 3 milhões por não ter instalado os radares em 2011, conforme previa o TAC assinado com o ex-prefeito Chico Galindo (PTB), o trabalho da Procuradoria do município é no sentido de reverter este valor para realizar a implantação dos radares.
A previsão da prefeitura é de lançar o edital até o fim deste ano e começar a instalação dos radares em 2014, primeiramente nas vias e avenidas que não passam por intervenções devido as obras da Copa do Mundo. Após a conclusão das obras, as demais vias receberão os radares, conforme a entrega das mesmas pelo governo do Estado.
A expectativa que seja contratada apenas uma empresa para a realização da instalação, que será feita por etapas, ou seja, será preciso um planejamento e disposição para otimizar os radares em dependência das obras da Copa.
A Secretaria de Transportes (SMTU) chegou a anunciar que o edital sairia em outubro, e que a instalação dos radares deveria ocorrer ainda em dezembro. Mas, somente agora que a prefeitura deve firmar os últimos entendimentos acerca do TAC, principalmente sobre o montante da multa a ser disponibilizado para a implantação dos radares.
Desde junho, a Prefeitura realiza um mutirão junto ao MPE para repactuar 33 TACs firmados em gestões anteriores e que acumulavam multas milionárias devido ao não cumprimento.