O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) abriu pela primeira vez a sua porta ao público, em Cuiabá. A estrutura que será o 'coração' da Segurança em Mato Grosso começa a funcionar efetivamente a partir de hoje, sendo responsável por todas as decisões operacionais da segurança durante a Copa do Mundo. Ele agrega, em um único espaço, profissionais de 22 instituições que irão atuar de forma direta nas ações desenvolvidas. Instalado no prédio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), a estrutura permite o videomonitoramento total das atividades de segurança durante o evento esportivo e possibilita dar respostas adequadas às demandas, de forma integrada, eficiente e ágil.
Presente na inauguração do centro, o governador do Estado, Silval Barbosa, avaliou a estrutura tecnológica. “A Segurança Pública demonstra preparo e prova que prosseguir em busca do aperfeiçoamento dos serviços por meio da tecnologia é o caminho correto para melhorar os produtos oferecidos pela pasta”, destacou.
O secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, enfatizou o Centro Integrado como um dos grandes legados da segurança após a Copa. “Os serviços do CICCR continuarão após os jogos em Cuiabá. Um grande ganho para a população cuiabana”.
O sistema de videomonitoramento permite desencadear ações articuladas entre os comandos das instituições representadas para monitorar possíveis situações críticas, acionando o emprego dos meios disponíveis de forma oportuna, otimizada e coordenada, refletindo na redução do tempo de resposta no atendimento à urgência e emergência.
O local também dispõe de uma sala de gestão de crises, destinada a reuniões que demandem decisões rápidas e eficazes, entre as autoridades da área de Segurança Pública e de Defesa.
Descrito como um ambiente prioritário para atendimento de demandas ordinárias e eventos críticos relacionados à grandes eventos, a estrutura é uma inovação na área da Segurança Pública, permitindo que as forças de Segurança e Defesa atuem de forma integrada, garantindo que grandes eventos aconteçam em um ambiente seguro.
Pelo CICCR também serão articuladas as atividades realizadas pelas estruturas móveis, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, a Plataforma de Operação Elevada (POE) e o imageador aéreo, veículos que estarão empregados na Arena Pantanal e no Fan Fest.
“A segurança pública vem se preparando ao longo dos anos para atender o evento Copa do Mundo, com capacitação dos profissionais. E agora temos um grande aparato em tecnologia que irá nos permitir executar nossas ações de forma integrada e otimizada”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos.
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional integra o Sistema Integrado de Comando e Controle Nacional. Todas as cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo possuem um CICCR.