Cuiabá está sem coleta de lixo. Pelo menos em vários bairros da cidade o serviço está irregular. Os moradores do bairro Bela Vista, na área central da Capital, não recebem esse tipo de serviço nos últimos 15 dias. Ou seja, todos passaram o Natal e podem passar também o ano novo em meio a muita sujeira e mal-cheiro. No Santa Rosa, a situação não é tão drástica, mas também há moradores reclamando da falta de coleta. “O caminhão da coleta não passou antes do Natal” – disse Valdete Sobrinho Soares.
É possível que seja apenas uma questão pontual, mas o fato é que o acúmulo do lixo está trazendo transtornos aos moradores dos bairros da cidade. O pior problema é o mau-cheiro, aliado ao surgimento de moscas e o aparecimento ratos, além de outros insetos. Donizete da Silva Fernando, morador do Bela Vista, disse que a situação é crítica: “A sobra da comida das ceias é que complica mais” – disse.
Aliás, faz tempo que a coleta de lixo por aquela região está irregular. Faz tempo também que os moradores reclamam, não apenas da coleta de lixo, mas de uma série de problemas que vão desde a limpeza dos córregos, entupidos do lixo que não é recolhido como deveria ser; do matagal que invade as ruas, da falta de iluminação pública e do asfalto, que não atende, principalmente quem mora no morro.
Na Prefeitura, ninguém quer falar sobre o assunto. 24 Horas News tentou vários contatos. A via crusis começou com um telefone para um homem identificado como “Zé do Nordeste, que seria chefe de gabinete do prefeito Wilson Santos. Esse senhor não foi localizado no telefone celular dele, 99 final 94. A secretária dele, identificada como Sandra, disse que o “Zé está para a rua inaugurando obras com o prefeito”, alegou a mulher.
Questionada pelo número do celular do prefeito, ela mandou que ligasse para Silbene, secretária de Santos, e também deu o telefone da Secretaria de Infra-estrutura, onde estaria o secretário Andelson Gil do Amaral. A reportagem ligou para o Gil e falou com a secretária Benta. Ela passou o número do celular do Gil, que também não estava na Secretaria. A reportagem ligou quatro vezes para o Gil, mas ele também não atendeu a ligação. Voltamos a ligar para a Prefeitura de Cuiabá, desta vez para falar com a Silbene.
“O prefeito não está” disse Silbene. Questionada sobre o telefone celular do prefeito, a secretária mandou aguardar que ela iria transferir a ligação para o secretário Ronaldo Taveira. Se passaram oito minutos e a ligação não foi completada.
A reportagem desligou o telefone e voltou a ligar para Silbene. O telefone dela tocou até cair a ligação e ela não atendeu. Voltamos a ligar outras quatro vezes. Em apenas uma delas, no entanto, o telefone foi atendido, mesmo assim ela não falou, apenas tirou a telefone do gancho e voltou a colocar, sem falar, é claro. Voltamos a ligar novamente outras 12 vezes, mas o telefone dava sinal de ocupado, como se estivesse fora do gancho.