Uma delegação, com aproximadamente 80 pessoas, integrantes do CTG Porteira da Amazônia, de Nova Mutum, estará representando o município e também Mato Grosso no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart 2011). O evento acontecerá entre os dias 27 e 31 deste mês, no parque de exposições Camboatá, cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. O evento abrange o 15º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões, o 11º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha e o 5º Jogos Tradicionalistas.
O município terá representantes nas categorias causo única, chula mirim e adulto masculino, conjunto vocal veterano misto e única, danças tradicionais mirim, juvenil e veterano misto, declamação mirim e veterano feminino, declamação juvenil, adulto e veterano masculino, gaita piano adulto e veterano única, interprete vocal mirim, juvenil, adulto e veterano masculino, interprete vocal mirim, juvenil e adulto feminino, além de competidores nas provas esportivas e campeiras.
De acordo com Leomar Lauxem, patrão do Porteira da Amazônia, a delegação de Nova Mutum se programa para viajar no dia 20, de maneira a participar, entre 22 e 23, de um rodeio crioulo na cidade de Caxias do Sul (RS), já se preparando para o evento nacional. "O Fenart, que acontece de dois em dois anos, é um dos maiores eventos nacionais de culto às tradições gaúchas. Pretendemos representar muito bem Mato Grosso".
Além do CTG Porteira da Amazônia, o estado será representado pelos CTGs Recordando os Pagos, de Sorriso; Aliança da Serra, de Tangará da Serra; Porteira da Tradição, de Campo Novo do Parecis; Saudade dos Pampas, de Campo Verde; Querência Distante, de Primavera do Leste; Relembrando os Pagos, de Juína; Chama da Tradição, de Sapezal; Pousada do Sul, de Vila Rica; Estância da Amizade, de Sinop e Pioneiros do Centro Oeste, de Canarana.