O embaixador alemão Wilfred Grolig, o cônsul Eioke Kramm e a representante da Câmara do Brasil Alemanha, Tania Kramm da Costa, fizeram uma visita de cortesia à equipe da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Recebidos pelo secretário adjunto executivo do Núcleo Sócio Econômico, Marcio Mesquita, os alemães estavam curiosos para saber sobre o potencial mineral e energético do Estado.
Em 2013 será realizado o ano da Alemanha no Brasil. O objetivo da visita é conhecer as potencialidades do Mato Grosso para que possam programar eventos culturais e esportivos que promova a integração entre o povo brasileiro e o alemão. O cônsul alemão quer fazer atividades em todo o Brasil e não somente nas regiões Sul e Sudeste.
O secretário Márcio mostrou o potencial econômico de Mato Grosso. Informou que é o Estado do Brasil que mais cresce e que ocupa o primeiro lugar no ranking de produção de várias culturas como soja e o algodão.
O principal interesse dos alemães era o setor mineral e energético do Estado. Os alemães fizeram várias perguntas sobre a logística de escoamento da produção e também questionaram sobre as expectativas de crescimento para os próximos anos.
Nesta terça-feira (11), a comitiva alemã continua cumprindo a agenda de visitas em Mato Grosso. As 9 horas serão recebidos pelo vice-governador Chico Daltro, no gabinete do governador, no Palácio Paiaguás. Depois seguem para reuniões com várias outras entidades.