Já nas primeiras horas da manhã, o estande da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (Secitec) estava lotado. Eram crianças e jovens de Peixoto de Azevedo e região que buscavam contato com produtos de tecnologia. No espaço, também aprendiam que todos podem usar a tecnologia como forma de ganhar dinheiro para conquistar a independência financeira.
O instrutor do espaço, Leandro Figueiredo, do Instituto Jovem Empreendedor, conta que os óculos de realidade virtual expostos no estande da Secitec fazem com que a pessoa conheça uma realidade diferente. "São vários jogos. Hoje estamos mostrando a pessoa navegando por um cérebro. No jogo, ela tem que mirar nas células cancerígenas para deixá-las verdes, que é a cor de uma célula saudável", explica.
O Jovem Empreendedor também expôs ao público objetos de decoração, como pokébolas e objetos de colecionador feitos com impressoras 3D. Além disso, as crianças jogaram vídeo game que testa a habilidade de estratégia.
A equipe da Secitec também montou um planetário na Vila Olímpica de Peixoto de Azevedo. Quem entra no planetário assiste a um vídeo que fala sobre a importância do alimento para a nossa vida. O gerente da empresa que administra o planetário, Julian Zilio, conta que o projeto já é feito em escolas do estado. "É uma forma diferente de levar ciência e geografia aos alunos", comentou.
A professora Luzia Trovo, que está à frente da Secitec, destaca que, com o trabalho na Caravana da Transformação, a secretaria consegue levar ciência e tecnologia às pessoas que, muitas vezes, não teriam condições de contato com produtos de tecnologia.
Ainda no espaço da Secitec foram oferecidos serviços de saúde pela Escola Técnica Estadual de Alta Floresta como aferição de pressão, pesagem, verificação do índice de massa corporal e teste de glicemia.