terça-feira, 21/maio/2024
PUBLICIDADE

Criado grupo de prevenção e combate a queimadas e incêndios florestais

PUBLICIDADE

O governador Blairo Maggi assinou nesta quarta-feira (23.07), no auditório da Secretaria de Estado de Infra-Estrutura (Sinfra), o decreto que cria o Grupo Especial de Trabalho para a execução do Plano de Ações para prevenção a Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais do Estado de Mato Grosso. A solenidade contou com a presença de dezenas de prefeitos e outras autoridades municipais e estaduais envolvidas na questão.

Segundo Maggi, a proposta é de que este grupo tenha continuidade e que contribua para cumprir a meta de reduzir sensivelmente, os índices de queimadas no Estado, até o final de 2009. “Acho que os prefeitos deveriam ir até às escolas de suas cidades e deveriam falar aos alunos sobre a importância de evitar queimadas. De nossa parte, o Governo do Estado estará usando de toda a força que a lei permite para evitar queimadas, com multas pesadas e outras penalidades”, enfatizou o governador.

De acordo com Eumar Novacki, secretário-chefe da Casa Civil, o Plano prevê ainda, ações de incentivos aos municípios que apresentarem uma redução de pelo menos 50% dos índices. Ele explicou que para receber o benefício, serão criados dois grupos de municípios; o primeiro, integrado por aqueles 19 municípios onde a incidência de queimadas é mais evidente e que fazem parte da lista da Operação Arco de Fogo, situados, a maioria, no Norte do Estado.

O outro grupo será formado pelos outros municípios do Estado. Novacki afirmou que os dois municípios que se destacarem na redução dos índices ganharão convênios e até quadra esportiva ou praça como compensação. Ele observou que as Prefeituras devem criar suas brigadas de prevenção e combate a queimadas para atuarem mais diretamente no problema.

O secretário lembrou que desta vez, ao invés de ações isoladas, a proposta de mobilizar Governo do Estado, Ministério Público e Municípios trabalhando integradamente nas ações.

Participaram ainda do evento o vice-governador Silval Barbosa, o Procurador Geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes de Oliveira, o secretário estadual de Infra-Estrutura, Vilceu Marcheti, o secretário estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes de Magalhães, o secretário estadual de Meio Ambiente, entre outras autoridades.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista perde controle da direção e bate em poste em Sinop

O acidente envolvendo motocicleta foi, esta tarde, na avenida...

Pesquisadores encontram nova espécie de cipó em municípios no Nortão

Os pesquisadores botânicos da Universidade Federal do Paraná e...

Acidente na principal avenida de Alta Floresta deixa dois feridos

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Bros ocorreu...
PUBLICIDADE