segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Creches em Cuiabá terão período de recesso neste fim de ano

PUBLICIDADE

A Justiça de Mato Grosso cassou a liminar que obrigava a Prefeitura de Cuiabá a manter abertas as creches nos meses de dezembro e janeiro. Na decisão, a juíza Vandymara Zanolo classificou como necessário o período de recesso, para que as unidades passem por pequenas reformas e pela manutenção que assegura o funcionamento no restante do ano. A decisão anterior havia sido proferida atendendo a Defensoria Pública, no início de novembro.

Para cassar a liminar, o município utilizou como argumento o fato que a decisão anterior causaria prejuízos aos cofres públicos da ordem de R$ 6 milhões, valor necessário para o cumprimento da medida. O dinheiro, que não estava previsto no orçamento para este ano, seria, segundo a prefeitura, retirado de outras áreas, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Além disso, alegou que as férias coletivas e o período de recesso servem como estímulo da convivência familiar da criança "preservando, igualmente, a relação e a identidade entre professor e alunos".

Zanolo fundamentou parte da decisão em um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), favorável ao fechamento. "O funcionamento ininterrupto das unidades de Educação Infantil pode acarretar problemas para a execução do planejamento curricular e avaliação das atividades educacionais por parte dos professores, com risco de consequências na importante relação de identidade que deve existir nessa primeira etapa da Educação Básica entre a criança e o educador", cita no despacho.

Sobre a necessidade de centenas de pais, que não possuem 60 dias de férias por ano e, por este motivo, precisam do funcionamento das creches, único lugar possível para deixar as crianças, a magistrada entende que devem ser financiados por outras áreas da prefeitura, "como assistência social, saúde, cultura, esportes, proteção social".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre após atropelar capivara em rodovia de Mato Grosso

Maria Aparecida Ferreira da Silva, de 56 anos, faleceu,...

Liberado tráfego de veículos de até 48 toneladas em rodovia estadual de MT

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) publicou...

Alta Floresta, Colíder e mais 10 no Nortão aderem à prova nacional docente

Doze municípios no Nortão aderiram à prova nacional docente...

Sinop: caminhonete capota após colisão com carreta na BR-163

O acidente envolvendo a Toyota SW4 branca e a...
PUBLICIDADE