A corregedoria da defensoria Pública de Mato Grosso retomou as inspeções nas Comarcas do interior do Estado. Durantes os meses de janeiro e fevereiro 17 Comarcas já tinham sido inspecionadas. O corregedor-geral, André Luiz Prieto, está comparecendo pessoalmente nas localidades com a finalidade de verificar a organização administrativa, aferir o acúmulo de serviço, condições de trabalho, bem como do desempenho das funções exercidas pelos membros da Defensoria Pública.
Até dia 3 de abril, serão visitadas as comarcas de Nova Mutum, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sorriso e Sinop.
“O objetivo da inspeção é fazer um diagnóstico sobre a real situação dos serviços prestados pela Defensoria Pública do Estado, visando o estabelecimento de prioridades de atuação”, explicou André Prieto.
O resultado destas inspeções será a confecção de relatórios reservados, e se for verificada a violação de dever funcional por membro da Defensoria, poderão ser instauradas Sindicâncias ou processos administrativos conforme a circunstância do caso.
Nos dois primeiros meses do ano as Comarcas de Cáceres, Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga, Pontes e Lacerda, Comodoro, Jaciara, Juscimeira, Rondonópolis, Itiquira, Alto Garças, Alto Araguaia, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Barra do Bugres e Tangará da Serra.
A Defensoria, presente em 67 Comarcas do Estado de Mato Grosso, atua em todos os casos onde houver desrespeito aos direitos do cidadão, individuais ou coletivos.