Geral

Corpo de Bombeiros de Sinop planeja estratégias para período de seca

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sinop, major Atila Wanderley da Silva, disse ao Só Notícias que procura fazer parcerias com órgãos públicos de Sinop para definir estratégias de trabalho no período da seca, que está iniciando. “Entramos em contato com a prefeitura e a Fema buscando apoio no combate aos incêndios. Uma vez que a responsabilidade não é nossa, mas estamos sempre auxiliando. A Fema é responsável pelas reservas florestais e a prefeitura pelos terrenos baldios da cidade”, disse o major ao Só Notícias.

Segundo ele, a guarnição está atendendo cerca de duas ocorrências de incêndios por dia, somente no perímetro urbano. Só neste ano foram 41 ocorrências, 12 delas incêndios florestais e em terrenos baldios, 8 somente neste mês de junho. “Por causa desse grande número já no início da seca, precisamos definir uma estratégia até no máximo amanhã ou a incidência de queimadas vai aumentar. Nós já estamos atendendo mas precisamos de um apoio maior, caminhão pipa e equipamentos de segurança, como abafadores e aparelhos respiratórios são de grande necessidade”, reforça.

O gerente da Fema (Fundação Estadual do Meio Ambiente) em Sinop, Roberto Trevisan, informou ao Só Notícias que irá trabalhar para reforçar o trabalho preventivo. “Essa época do ano é bastante crítica e o que queremos junto com o Ibama, prefeitura e Corpo de Bombeiros é amenizar os focos de incêndios para tentar evitar que eles aconteçam”, salientou.

Só Notícias apurou que em 2004 o Corpo de Bombeiros registrou 219 ocorrências de incêndios, sendo 112 em reservas florestais e terrenos baldios.