O comandante regional da PM, coronel Valter Razera, que está à frente da instalação da Escola Militar em Sinop, disse, há pouco, ao Só Notícias, que intenção é encontrar um espaço, ainda neste ano, para abrigar a unidade escolar e as aulas iniciarem ano que vem. A prefeitura chegou a ceder um local no bairro Gente Feliz, entretanto, segundo o comandante, o espaço não era apropriado para as atividades curriculares.
A previsão da secretaria estadual de Educação era instalar a escola ano passado em Sinop. Anteriormente, havia sido cogitada a possibilidade da instalação na escola do Ceja, próximo avenida dos Tarumãs. O modelo de escola funciona integrado com a secretaria de Segurança e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão. Quando em funcionamento, atenderá alunos do sétimo ao terceiro ano do ensino médio.
A escola segue a matriz curricular da rede estadual, com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de amor à Pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente, do culto às tradições nacionais, regionais e do respeito à cidadania e aos direitos humanos. É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição adotados pela secretaria de Educação.