Os servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso começaram, hoje, registrar o controle de frequência diária por meio da biometria, ou seja, com o uso das digitais. A nova medida visa conferir mais transparência ao processo de registro de ponto e também evitar fraudes. A evolução tecnológica também está inserida no planejamento de segurança no controle de acesso ao Palácio da Justiça, que incluirá ainda a implantação de catracas eletrônicas e cancelas nos estacionamentos.
“A biometria é o futuro tecnológico quando se fala em registro e identificação, pois é um sistema muito mais avançado que o registro de ponto por crachá. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso está sempre caminhando no sentido de acompanhar a modernidade”, destacou a diretora de Recursos Humanos do TJMT, Claudenice Deijany Farias de Costa.
Os novos aparelhos registram o horário de entrada e saída dos servidores do Palácio da Justiça, do Anexo Desembargador António Arruda e da Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva por meio da identificação da digital do dedo polegar ou indicador. As digitais de todos os servidores foram cadastradas com superioridade de 80% de nitidez para que não haja problemas no momento do registro da frequência. “Assim, os servidores terão mais segurança e tranqüilidade, evitando que ele deixe de registrar a entrada caso tenha esquecido o cartão de ponto em casa ou que a entrada não seja registrada por defeito no equipamento”, ressalta a diretora de RH.
Já os servidores que possuem algum problema com as digitais receberam um crachá de aproximação. Para maior segurança, ao registrar o ponto o aparelho emite uma cédula comprovando o horário registrado, o dia e o nome completo.
Na próxima sexta-feira (5 de agosto), durante uma reunião entre a Coordenadoria de RH, de Infraestrutura, Militar e de Tecnologia da Informação, será definido o novo cronograma de implantação nas comarcas. Os Fóruns Desembargador José Vidal, na Comarca de Cuiabá, e Desembargador Cesarino Delfino César, de Várzea Grande, serão os primeiros a serem beneficiados.
Os relógios biométricos foram adquiridos por meio de procedimento licitatório e a contratação, pelo Sistema de Registro de Preço, o que ampliou a competitividade e possibilitou uma aquisição mais vantajosa para a Administração. Ao todo, foram adquiridas 50 unidades de relógios biométricos.