PUBLICIDADE

Controladores negam culpa em acidente aéreo ocorrido no Nortão

PUBLICIDADE

As afirmações da Aeronáutica de que a altitude do jato Legacy estava errada na hora do acidente com o Boeing da Gol, que aconteceu em setembro do ano passado, no Norte de Mato Grosso, com a morte de 154 pessoas, foram contestadas pela Associação Nacional dos Controladores de Vôo.

As imagens registradas nos radares da Aeronáutica, que estavam sendo mantidas em sigilo desde o acidente, deram detalhes da tragédia. Uma reportagem do Jornal Nacional mostrou o momento exato em que o radar avisa que o jato Legacy deve mudar de altitude. Outra tela registra que o equipamento anticolisão estava desligado antes do acidente. No momento em que o Boeing é atingido, o Legacy está completamente fora do radar. Um traço verde indica a colisão e o sinal do jato reaparece pouco depois, quando o transponder volta a funcionar.

Segunda a Aeronáutica, a transferência do controle do Legacy para a torre de Manaus foi feita pelo telefone, em uma linha de uso exclusivo da Força Aérea – o que é um procedimento normal. Mas a altitude informada estava errada. Além disso, o controle de Brasília encerrou a comunicação sem saber se o Legacy havia recebido as novas instruções de vôo.

O presidente da Associação Nacional dos Controladores, Wellington Rodrigues, contestou as informações da Aeronáutica e disse que as telas mostradas não são prova de que o sistema tenha feito qualquer tipo de alerta.”Talvez por desconhecimento do próprio sistema, porque nós somos controladores do tráfego aéreo e as nossas chefias são oficiais aviadores. Eles não conhecem, na íntegra, o que cada ponto significa. Nós temos manuais que dizem realmente o que é cada item.”

O chefe do centro de controle aéreo de Brasília, o Cindacta-1, Eduardo Raulino Santos, descartou falhas nos equipamentos. A empresa aérea Gol não quis se manifestar, assim como o advogado dos pilotos do Legacy, José Carlos Dias. Em abril, os advogados dos pilotos do Legacy produziram um relatório apontando que a principal causa do choque entre as aeronaves foi a falha do sistema de controle de tráfego aéreo. As informações são do G1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 18 mil doses de vacinas foram aplicadas nas escolas em Mato Grosso

Aproximadamente 18,3 mil vacinas foram aplicadas em 71,5% dos...

Sorriso: morre professora e advogada, Ana Emília

Faleceu hoje a professora e advogada Ana Emília Iponema...
PUBLICIDADE