O secretário municipal de Trânsito Roberto Trevisan Oliveira (Betão), informou, há pouco, ao Só Notícias, que os 48 controladores de velocidades, mais 20 câmeras de segurança serão instalados nas avenidas Júlio Campos, André Maggi, Alexandre Ferronato, Tarumãs, Itaúbas, Palmeiras, Joaquim Socreppa, Dom Henrique Froehlich, Figueiras, Foz do Iguaçu, Jatobás, Jacarandás, Ingás, Flamboyants e nas ruas das Caviúnas, Orquídeas, Avencas entre outras, começarão a funcionar a partir de junho, em fase de teste. “Antes de começar vamos avisar um mês antes, vamos fazer teste de 30 a 60 dias para só então começar a valer (multar). A intenção e reduzir drasticamente o número de acidentes no município”.
Como parte do protocolo de homologação da empresa responsável pela instalação, os equipamentos foram instalados na avenida Júlio Campos, Sibipirunas e na Dom Henrique Froehlich, porém, já foram retirados. Os resultados não foram divulgados.
Na avenida Júlio Campos, em frente ao Banco do Brasil será instalado um equipamento de restrição de eixo de caminhão. Se passar um veículo com mais de dois eixos vai detectar mesmo que esteja levantado.
O estudo encomendado pela secretaria de Trânsito, que utilizou radares móveis para aferir a velocidade nas principais avenidas e que dividiu as análises em grupos de 85% para a menor média, e de 15% para a maior, revelou médias de velocidades absurdas para uma área urbana. Toda a aferição foi feita durante o dia, quando o tráfego é mais intenso, pontuou a secretaria, anteriormente.
Na avenida dos Tarumãs, 85% dos carros trafegaram a uma média de 42 km/h, enquanto os 15% mais velozes tiveram média de 88 km/h. No cruzamento das avenidas Joaquim Socreppa com Sibipirunas, a menor média foi de 42 km/h e a maior foi de 97 km/h. Nas avenidas das Palmeiras, Bruno Martini e Flamboyants a maior média foi superior a 100 km/h, sendo que no cruzamento das avenidas Itaúbas com Flamboyants a média máxima chegou a 125 km/h.