O volume consumido de gasolina, etanol e diesel em Mato Grosso apresenta números históricos quando observados os quatro primeiros meses deste ano. No primeiro quadrimestre, somando o consumo dos três combustíveis, foram comercializados 1,03 bilhão de litros, ou seja, 12,6% a mais do que o consumido em 2011, quando foram vendidos 911,5 milhões de litros pelas distribuidoras. Os dados foram divulgados, esta semana, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O etanol foi o único produto a apresentar queda no primeiro quadrimestre de 2011, quando comparado com igual período de 2012, caindo de 98 milhões para 81,7 milhões de litros. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis de Mato Grosso (Sindipetróleo), avalia que os números são positivos para o mercado. "O crescimento ficou mesmo por conta da gasolina e do diesel", explica o diretor-executivo do Sindipetróleo, Nelson Soares Junior.
A gasolina, que no 1º quadrimestre de 2011 apresentou um volume de 153,6 milhões de litros, teve um crescimento de 25,8%, totalizando 193,3 milhões de litros agora em 2012. Assim, considerando a gasolina e o etanol, foram consumidos 251,7 milhões de litros em 2011, enquanto que em 2012 o total consumido destes dois produtos é de 275,7 milhões de litros, 9,3% a mais que no ano passado.
Ainda comparando os dois primeiros quadrimestres, o consumo do diesel cresceu 13,9%. De 663 milhões, passou para 755 milhões de litros do derivado de petróleo. Segundo Soares, a tendência é de crescimento, pois "a economia do estado, a área e a produção agrícola continuam aumentando ano a ano e a frota de veículos tem crescido constantemente, isto apesar da restrição ao crédito para financiamentos".
Também é preciso destacar que, no quadrimestre, os índices de crescimento no consumo de combustíveis de Mato Grosso superam em mais de 50% a média de crescimento nacional.