A partir de hoje, a consulta aos andamentos processuais no Portal do Poder Judiciário de Mato Grosso (www.tj.mt.gov.br) está mais célere e clara, proporcionada pela mudança de layout na página do sistema, cuja disposição de ícones e comandos passou a ser mais dinâmica e organizada. As alterações, ainda em fase experimental, decorrem do incessante processo de interação entre a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e os usuários, que fizeram várias observações e sugestões de melhoria – algumas via Ouvidoria Judiciária – sobre o funcionamento do sistema de busca.
Outro fator que influenciou a nova configuração foi um trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração do Sistema Judiciário (Ibrajus), segundo o qual são avaliados o perfil, o design e a “usabilidade” dos sites de tribunais de todo o país.
A nova estrutura permite que as consultas processuais sejam feitas com mais eficácia e rapidez. Uma das maiores mudanças refere-se ao refinamento da busca. O usuário, antes de procurar informações sobre processos, deve digitar obrigatoriamente o nome e o sobrenome e pode escolher entre dois tipos: parte autora e parte ré. A disposição do layout dinamizou os critérios para a busca, disponibilizando de forma clara os nomes das partes e os últimos andamentos, que agora abrem em nova janela, além de informações completas sobre as etapas da consulta.
As alterações atendem, também, aos conceitos de acessibilidade virtual. O código de segurança que antecede a consulta aos andamentos passa a contar com um dispositivo sonoro, para facilitar o acesso aos usuários portadores de surdez. A tecnologia, chamada de Captcha, é uma forma de proteger o sistema de ataques de “robotização”, que são capazes de disparar milhares de consultas em poucos minutos, sobrecarregando o sistema e comprometendo o seu funcionamento.