sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Conselho Municipal de Turismo é criado em Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE

Nesta semana, foi aprovada em Lucas do Rio Verde a criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – para implementar a política municipal de turismo, junto a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer como órgão deliberativo, consultivo e de assessoramento, responsável pela conjunção entre o poder público e a sociedade civil.

Segundo o projeto, elaborado pelo Legislativo Municipal, O município promoverá o turismo como fator de desenvolvimento social, econômico e cultural, através do Comtur.

A coordenadora de turismo da Secretaria Municipal de Indústria,Comércio e Turismo, Giovana Ghedin, é um dos nomes mais cotados para assumir a presidência do conselho. “A secretaria já estava com o regimento do conselho pronto, mas a criação foi antecipada pela Câmara. O objetivo maior desse conselho é orientar, planejar e promover os eventos de turismo no município”, explicou ela.

Giovana explicou que nesta semana estarão sendo escolhidos os membros do conselho. De acordo com o projeto o Comtur será formado por dois representantes escolhidos pelo chefe do Poder Executivo Municipal; um escolhido entre os proprietários de hotéis, pousadas e similares; um representante do automóvel clube; um representante do bicicross; um do motocross; um escolhido entre os proprietários de restaurantes, bares, lanchonetes e similares; um escolhido entre os proprietários de agências de turismo local e dois representantes do Poder Legislativo Municipal.

“Para este ano, ainda não temos atividade definida, mas já estamos planejando o próximo Fest-Lucas, para o ano que vem. Uma das mudanças que achamos necessárias, é a formação de sub-comissões para auxiliar na organização”, explicou Ghedin.

Ela ressaltou que uma das maiores vantagens da criação do conselho será um melhor acesso a projetos e recursos para serem aplicados no setor de turismo. O conselho vai formular a política municipal de turismo, visando criar condições para o incremento e o desenvolvimento da atividade no município.

De acordo com o projeto, ao Conselho Municipal de Turismo –compete: formular as diretrizes básicas a serem obedecidas na política municipal de turismo; propor resoluções, atos ou instruções regulamentares necessárias ao pleno exercício de suas funções, bem como de modificações ou supressões de exigências administrativas ou regulamentares que dificultem as atividades de turismo; opinar na esfera do Poder Executivo e Legislativo, quando solicitado, sobre projetos de lei que se relacionarem com o turismo ou adotem medidas que neste possam ter implicações; desenvolver programas e projetos de interesse turístico visando incrementar o fluxo de turistas ao município, entre outras atribuições.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso fatura quase R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Tangará da Serra (252 km de...

Caminhoneiro encontra jiboia “escondida” em carreta no Nortão

Um caminhoneiro avistou a jiboia-constritora (boa constrictor) durante parada...

Ciclista é atropelado por carro em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel, marca...
PUBLICIDADE