domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Conferência Estadual abordará qualidade da saúde pública em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”, a 8ª Conferência Estadual de Saúde ocorre de 25 a 28 deste mês, em um hotel, em Cuiabá. O evento irá avaliar a situação da saúde no Estado e elaborar propostas a partir das necessidades de saúde, além de participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Estadual de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS.

A programação conta com quatro eixos temáticos: Gestão estratégica e participativa; Infraestrutura; Modelos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e Modelo de Atenção – no direito a saúde, a garantia de acesso e a qualidade. Durante os quatro dias são esperadas cerca de 1.200 pessoas entre participantes, convidados, delegados, gestores, representantes de movimentos sociais e de entidades e instituições. Já estão confirmadas na Conferência representantes do Ministério da Saúde, do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde e do Conselho Nacional de Saúde.

O secretário de Estado de Saúde e presidente da Conferência, Eduardo Bermudez, defende a importância do encontro, que reafirma os princípios e as diretrizes do SUS, o qual garante a saúde como direito humano a sua universalidade com base em políticas que reduzem as desigualdades sociais e territoriais. “A Conferência é a oportunidade de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS. Precisamos fortalecer a participação e o controle social com ampla representação dos segmentos envolvidos”.

O coordenador da Conferência e conselheiro estadual de Saúde, Ambrosio Moreira Santos reforça que na ocasião serão estabelecidas as diretrizes para implantação da política estadual de saúde durante o quadriênio 2016-2019. “Vamos aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...
PUBLICIDADE