PUBLICIDADE

Concurso para procurador de município de MT é anulado

PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB-MT) obteve julgado procedente pedido de anulação do concurso público para o cargo de procurador legislativo do município de Dom Aquino, em decisão da juíza Gisele Alves da Silva. O certame não foi acompanhado por representante da Ordem, conforme preceitua o artigo 58, da Lei 8906/94.

O procurador jurídico da OAB-MT, Marcondes Novack, argumentou que, para o ingresso na advocacia pública, é necessário que haja acompanhamento da entidade em todas as fases do certame nos moldes também do artigo 132, da Constituição Federal, aplicado a todos os procuradores, seja da União, Estados, Distrito Federal e Município, e que tal norma não foi cumprida.

Em sua defesa, a Câmara de Dom Aquino alegou ilegitimidade passiva, aduzindo que a ação foi impetrada sete dias após a homologação do certame e posse dos aprovados e no mérito, entre outros, alegou não ter sido impugnado o certame pela Subseção de Jaciara dentro do prazo do edital. A juíza rejeitou a preliminar, considerando que os impetrados (presidente da Comissão Organizadora e presidente da Câmara) contribuíram para a invalidação do ato e não cuidaram do dever de convocar o presidente da OAB-MT para participar do certame.

No mérito, a magistrada destacou que a participação da OAB-MT nestes certames não é mero formalismo, "mas sim um instrumento de controle constitucional e social da regularidade dos mesmos". A juíza Gisele da Silva ressaltou ainda que "não basta que a impetrante seja chamada a participar como mera espectadora, mas deve-se permitir sua participação efetiva, o que não ocorreu, conforme confissão do próprio impetrado". A carta de intimação da decisão foi protocolizada, ontem, na entidade.

Por fim, ressaltou a manifestação do representante do Ministério Público afirmando que "a participação de membro da OAB-MT em todas as fases do concurso público objetiva resguardar a defesa de toda a classe, independentemente de quem, de fato, obteve benefício com a medida, sobretudo no que tange a preservação da legalidade, da moralidade administrativa e do princípio da isonomia, que deve nortear a realização dos concursos públicos, notadamente o de ingresso à carreira de procurador".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Capotamento de ambulância deixa um morto em rodovia de Sorriso

Uma ambulância do município de Itanhangá capotou esta noite...

Localizado corpo de mulher que se afogou em rio em Sorriso

O Corpo de Bombeiros confirmou que foi localizado, há...

Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses mobilizaram mais de 15 mil atletas

A edição 2025 dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis...
PUBLICIDADE