A concessionária que administra a rodovia federal confirmou, ao Só Notícias, que concluiu a substituição dos radares fixos que pertenciam ao Departamento Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no trecho de pelo menos 243 quilômetros entre Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Foram colocados, recentemente, 33 pontos de monitoramento de limite de velocidade. Desses, 28 eram monitorados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e cinco já faziam parte do contrato de concessão.
Os equipamentos de cinco pontos estão em funcionamento desde junho do ano passado. Quatro deles são em Sinop – nos quilômetros 832 (entre o bairros Jardim do Ouro e Florais da Amazônia) e o 835 (no bairro Setor Industrial, nas proximidades de um posto de combustível). O outro é na entrada de Nova Mutum, no quilômetro 593. Os demais ainda não estão em operação.
Ainda segundo informações da concessionária, o funcionamento dos equipamentos é vinculado à homologação pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Após essa etapa, seguindo a determinação do órgão será dada ampla divulgação ao início do funcionamento dos demais radares.
A fiscalização de usuários e aplicação de multas é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Já a concessionária, além de instalar, tem que garantir manutenção e o funcionamento dos equipamentos.
Não há informações de quantas multas foram aplicadas e o valor arrecadado até agora.