sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Companhia Mato-grossense de Mineração abrirá escritório regional em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) abrirá um escritório em Alta Floresta para fomentar o potencial de exploração mineral da região. Um Termo de Cooperação entre o município e a companhia foi assinado, hoje de manhã, na prefeitura, como parte da comemoração dos 43 anos da cidade, comemorado oficialmente, ontem. A expectativa é que a cidade, que tem cerca de 51 mil habitantes, tenha incentivo para a exploração mineral legal, e com o cuidado necessário com o meio ambiente. A região deve receber atenção especial para a implantação de poços artesianos em Alta Floresta.

“A Metamat deverá promover ações no setor mineral que contribuam para a geração de empregos e renda, fatores muito importantes para o desenvolvimento da região”, explicou o presidente da Metamat, Juliano Jorge Boraczynski.

Segundo o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, garimpeiros poderão ser atendidos pelo escritório da Metamat, o que possibilitará, em muitos casos, a regularização da atividade. Na avaliação dele, com mais garimpos regulares, haverá impacto positivo tanto na arrecadação do município quanto na economia local.

“A abertura do escritório da Metamat foi um presente que recebemos na comemoração de 43 anos de fundação da cidade. Alta Floresta possui uma reserva mineral muito grande, e a abertura vem de encontro com a necessidade da população que trabalha na área mineral”, comemorou, por meio da assessoria.

Por conta da parceria, a expansão dos serviços oferecidos pela Metamat não ocasionará custos para a entidade.  Serão disponibilizados profissionais especializados, entre eles um geólogo, e um veículo que a Companhia já possui. Em contrapartida, o município oferecerá apoio administrativo, combustível e manutenção do veículo, e irá estruturar a secretaria Municipal de Meio Ambiente para atuar de acordo com o Termo de Cooperação.

Metamat deverá executar, em parceria com a prefeitura a operação e perfuração, e manutenção de poços artesianos, vistoria das áreas com atividade garimpeira para oferecer orientação técnica, e, eventualmente, notificar caso haja o descumprimento de normativas das Licença Ambientais.

A Companhia deverá ainda buscar investidores para desenvolver projetos de pesquisa mineral em parceria com as cooperativas de garimpeiros. Entre as possibilidades, viabilizar recursos para projetos de recuperação de áreas degradadas, além de projetos inovadores na área de insumos agrícolas, pedras coradas, argilas especiais, rochas ornamentais, e turismo cientifico.

Haverá também orientação para a redução de impactos ambientais da atividade de beneficiamento e extração de minérios.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE